RadioMix


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Curiosidades - Ficar de frente à TV pode aumentar medidas


Fonte: Thinkstock
Cada hora que uma criança passa em frente à TV todo o dia pode representar meio centímetro a mais de barriga. Essa foi a coanclusão de um estudo canadense que avaliou a rotina de meninos e meninas com faixa etária entre dois e quatro anos. Além do aumento nas medidas, passar muitas horas em frente ao aparelho também reduz o tônus muscular.
A preocupação com a relação da televisão e a saúde infantil não é de hoje. The American Academy of Pediadrics já determina que as crianças não devem ficar em frente ao aparelho por mais de duas horas diariamente. Com base nessa determinação, os pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, resolveram checar qual a influência da TV no organismo dos pequenos.
O estudo foi publicado nesta semana no periódico BioMed Central e revela que, realmente, ficar muitas horas em frente à televisão é prejudicial às crianças. Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisaram a rotina de 1.314 crianças, conforme informou o Science Daily, sendo que os pais deveriam reportar quanto de TV os filhos assistiam quando tinham 2 anos e, depois, aos 4 anos.
Os pesquisadores observaram então que a maior parte das crianças assistia a pelo menos 8 horas de TV por semana no começo do estudo. Conforme foram crescendo, esse valor foi aumentando em seis horas até alcançar a média de quase 15 horas por semana de exposição ao aparelho. Segundo o periódico, um dos fatores que influenciam nesse aumento é que os pais substituíram as babás pela televisão, encorajando os filhos a passar mais tempo em frente a ela.
Após a análise das condições físicas dos pequenos participantes, os pesquisadores descobriram que as crianças de quatro anos e meio que dedicavam 18 horas de sua semana tiveram um aumento abdominal de 7,6 milímetros até completarem uma década de vida.
Fonte: Thinkstock
Além disso, o tônus muscular e a capacidade atlética da criança também ficaram comprometidos. Um dos exemplos do problema é que, a cada hora a mais que a criança assiste à TV (além das duas permitidas), a capacidade de salto do pequeno telespectador reduz em 0,36 centímetros.
Assim, trata-se de um alerta de como a televisão pode favorecer a obesidade infantil.

Outros malefícios

O estudo comprovou que não é só o corpo das crianças que sofrem com o hábito de assistir televisão em excesso. Os dados apontaram que os pequenos que fazem parte desse grupo participam menos das atividades em sala de aula, têm rendimento menor em matemática, sofre mais problemas de relacionamento, é mais sedentário e ainda tem uma alimentação pior.
Assim, fica o alerta para os pais: manter os filhos ocupados em frente à televisão pode gerar problemas maiores. Por isso, incentivar outras atividades, por mais trabalhosas que pareçam hoje, vão valer a pena no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Recado Aqui

Obrigado Pela Participação No Blog