Um sentimento mais que natural!
Sentir medo não é demonstração de covardia como muitos pensam. O medo é uma emoção natural que todo ser humano apresenta e que atua como um sinal de alerta contra possíveis perigos. Sentimos medo quando percebemos alguma ameaça que pode nos causar algum malefício por isso ele é, na verdade, um grande aliado que permite a sobrevivência.
O medo estimula a tomada de decisão mais acertada diante de problemas que necessitem rápida ação. A sensação do medo é produzida pelo cérebro, quando sofre o estímulo de determinado fator, considerado a princípio, ameaçador. Devemos entender que esta ameaça pode ser tanto física como psicológica.
A ameaça psicológica está por exemplo nas situações em que precisamos realizar uma atividade que necessite o máximo de atenção como fazer uma prova para um concurso ou em situações em que devemos nos apresentar em público e queremos fazer da melhor forma como por exemplo, dar uma palestra, apresentar uma peça de teatro ou uma dança etc. A ameaça física acontece na sensação de estar em um local muito alto, ou de estar em um local escuro, ou de estar próximo a uma cobra entre outras. O organismo da pessoa com medo reage de forma a preparar-se para luta ou fuga como nas reações de stress e as sensaões são a aceleração dos batimentos cardíacos, tremor, pupila dilatada, palpitações, sudorese, diarréia, tensão muscular e rubor facial. Todas estas manifestações são devido à liberação de hormônios que preparam o corpo para ação.
Como já vimos, o medo é uma sensação natural do ser humano, porém quando passa a comprometer as relações sociais e causar sofrimento se transforma no que é chamado de fobia. Existem diversos tipos, como fobia de andar de avião, de animais e insetos,de dentista, de dirigir, de ambientes escuros, lugares altos ou fechados. Além disso, há a fobia social, um medo acentudado em falar em público, apresentar suas ideias, comer, beber ou escrever diante de pessoas, ir a festas etc. As fobias devem ser tratadas pois pode haver diferentes causas. Um psicólogo pode orientar a melhor forma para realizar um tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário