O que são feeds?
RSS, feeds, XML, Atom, RDF, syndication... tanto palavreado esquisito. Mas o que é isto, afinal?E, mais importante, perguntas tu, em que é que isso me pode ser útil?
A resposta mais simples e clara, na minha opinião, é esta:
Feeds são uma forma de facilitar a leitura de vários blogs e sites, vendo apenas, num ponto central, o que há de novo em cada um.
Simples, não é?O problema
Há muitos blogs interessantes. Os dos amigos e colegas, os dos familiares, ou aqueles aos quais, simplesmente, achaste piada em alguma altura. E há, também, muitos sites que não parecem, à primeira vista, "blogs", mas que têm um formato semelhante.Isto cria, no entanto, um problema: visitar todos os blogs que te interessam acaba por se tornar moroso, quase um "trabalho". Mesmo usando bookmarks (ou "favoritos", no Internet Explorer), visitar 20, 50, 100 sites por dia, para ver quais têm novidades, não é algo rápido, nem fácil, nem divertido.
Um agregador de feeds resolve isto - permite-te "assinar" os vários blogs, como se fossem revistas ou jornais, e ver, num ponto central, apenas o que há de novo em cada um. Ou seja, se, em 20 blogs, só 5 têm novos posts, podes ver só os novos posts desses 5. Sem teres de visitar os blogs, um a um.
Com isto, além de não te teres de lembrar dos vários blogs, passas, também, a ter a garantia de não perder nada em nenhum deles (afinal, se os "assinaste", é porque te interessam, certo?)
Além dos blogs
Nos dias de hoje, quando se ouve a palavra "blog", a primeira coisa que vem à cabeça são os comuns diários pessoais. No entanto, o conceito de "blog" vai muito mais longe - muitos sites de notícias sobre um certo tema, por exemplo, seguem o formato de um "blog", sem que "pareçam" sê-lo.Além disso, mesmo sites de outro tipo, cada vez mais, fornecem feeds - por exemplo, na maior parte dos sites de jornais é possível assinar feeds, sejam estes gerais, ou restritos a um tema (ex. notícias nacionais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário