Aquífero Guarani
O Aquífero Guarani é uma área de 1,2km² do subsolo brasileiro na região do centro-sudoeste que abriga a segunda maior reserva de água doce do planeta. Parte do Aquífero está distribuída entre a Argentina, Paraguai e Uruguai.
O nome Guarani é em homenagem à tribo indígena que predominou no local. O Aquífero possui um volume de 55 mil km³ e profundidade aproximada de 1800 metros. Estima-se que seu recarregamento tenha a capacidade próxima de 166 km³ por ano. O Aquífero Guarani seria capaz de distribuir água para todo o planeta pelo período de 200 anos. Se faltar (ou quando faltar) água potável no planeta a disputa pelo controle do Aquífero será bastante controversa. Os países donos do território teriam controle comercial da água do subsolo? Ou visto que a água potável é um bem básico para a sobrevivência da humanidade, sua exploração comercial deveria ser o último objetivo?
Geologicamente o aqüífero consiste de sedimentos arenosos formados há aproximadamente 220 milhões de anos. Alguns processos físicos e químicos transformaram o local em uma rocha sedimentar chamada arenito. Essa rocha permite o acúmulo de água em seu interior.
Pelo menos 90% da área do local é coberta por basalto. O basalto prejudica o recarregamento do aqüífero, porém também auxilia a evitar a evaporação de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário