Tenho certeza de que você já disse a palavra “lábaro”, pelo menos nas vezes em que tentou cantar o Hino Nacional; mas, será que sabia o significado da palavra que estava cantando? Tenho as minhas dúvidas. Mas isso não é “privilégio” apenas seu; pois milhares e milhares de “brasileiros” sempre inventam um hino paralelo ao oficial, infelizmente. Alguns até fazem mímica na hora de cantar, não é mesmo?
Sem delongas, posso assegurar que não seria tão difícil saber a letra do Hino Nacional se nós, educadores ou amantes da Língua Portuguesa, dedicássemos tempo para estudar e tornar conhecidos os significados desses termos, já em desuso há muito tempo, que já foram cantados tantas vezes.
Hoje, digo-lhes que no Hino do Brasil canta-se: “O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA…”
Veja que dá para deduzir, pelo pronome retomador ‘DESSA” ,que “FLÂMULA E LÁBARO” têm correlação de significado. Sim, mas o que é flâmula? Ora, flâmula é bandeira/bandeirola; igual àquela que é entregue nas partidas oficiais da Copa do Mundo de Futebol pelos capitães das seleções, e você já havia percebido isso?
Portanto, LÁBARO é FLÂMULA que, por sua vez é uma bandeira, um estandarte, ou ainda um pavilhão. Nós cantamos que o LÁBARO é estrelado porque nossa bandeira apresenta várias estrelas, lembra?
Então, agora, quando for cantar, lembre-se de que LÁBARO é BANDEIRA! Combinado? Será que ficou fácil – extremamente fácil entender esse fragmento do Hino Nacional?
Nenhum comentário:
Postar um comentário