Em busca de uma vaga nas universidades públicas do país ou de uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (Prouni), 116.753 candidatos realizarão, neste sábado (22) e domingo (23), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Norte. O número representa um aumento de 24.299 concorrentes em relação ao ano passado, quando 92.454 estudantes fizeram a prova no Estado.
Ao todo, as provas serão aplicadas em 246 estabelecimentos públicos e privados distribuídos em 35 municípios potiguares. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, obedecendo o horário oficial de Brasília, o que significa que em estados que não adotam o horário de verão, como é o caso do Rio Grande do Norte, o candidato deve chegar entre às 11h e 12h.
Para realizar os exames, os estudantes deverão apresentar o cartão de inscrições (que pode ser impresso no site do Inep: (www.inep.gov.br) ou um documento de identificação original com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou certificado de reservista. É necessário portar ainda uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, que é imprescindível para a leitura óptica do cartão de respostas.
Afora a caneta, todos os outros materiais trazidos pelos estudantes devem ser guardados no porta objetos fornecidos pela organização do exame. Esta embalagem, por sua vez, deve ser colocado abaixo de cada carteira.
É importante ficar atento à algumas atitudes que podem levar o candidato à eliminação. Consultar qualquer material didático ou outro participante, por exemplo, pode ser decisivo para a expulsão do estudante da sala de prova. Além disso, é vetado o uso de óculos escuros, aparelhos eletrônicos como celulares e computadores, e o uso de lápis e borracha. Deixar a sala antes da decorrência de duas horas do início do exame também é proibido.
O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação. No sábado (22), as avaliações contemplam conteúdos das ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Já o domingo (23), é o das provas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias; redação, além de matemática e suas Tecnologias. Os candidatos terão um total de 4h30 e 5h30 para responder os exames do primeiro e segundo dia, respectivamente.
UFRN e Ufersa aderiram ao exame
A cada ano aumentam o número de instituições que adotam o Enem como forma de ingresso e a quantidade de vagas reservada a este processo seletivo. Atualmente, o exame é a porta de entrada para pelo menos 80 mil vagas em universidades federais que adotam o Sistema de Seleção Unificada (SisU). O número é 37% maior ao registrado no primeiro semestre do ano anterior. Ao todo, 43 universidades federais e dois Centros Federais de Tecnologia já utilizam o recurso.
No Estado, a Universidade Federal Rural do semiárido (Ufersa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já aderiram ao Enem. Para o primeiro semestres de 2012, a Ufersa preencherá todas as suas 1.015 vagas via Sisu, já a UFRN, vai disponibilizar 380 vagas para o exame. Ao todo, a instituição usará a nota da prova como critério de aprovação para onze cursos de graduação: Engenharia de Software, Geofísica, Engenharia Florestal, Zootecnia, Engenharia Agronômica e Gestão Hospitalar - que adotam o sistema desde o ano passado - além de Engenharia de Aquicultura, Sistema de Informação, Ciência autuarias, Estatística e Química.
Nenhum comentário:
Postar um comentário