As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que são aplicadas hoje e amanhã têm deixado muita gente ansiosa e confusa. Por conta do horário de verão, algumas pessoas não sabem se devem seguir o horário de Brasília, que está em uma hora adiantado, ou se devem se basear pelo horário local, que não está seguindo o horário de verão.
De acordo com as recomendações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é importante que o candidato - que mora em cidade que aderiu ao horário de verão - siga o horário de Brasília e chegue ao local da prova ao meio-dia, pois às 13h os portões serão fechados e as provas serão iniciadas.
Nos locais que não seguem o horário de verão, como Mossoró e todo o Estado, os candidatos devem chegar às 11h, pois ao meio-dia do horário local os portões serão fechados e as provas iniciadas.
A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Potiguar (UnP), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho e o Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) serão alguns dos locais de prova na cidade. A partir das 11h, horário local, os portões estarão abertos e permanecerão assim até o meio-dia.
Assim como no ano passado, o Enem será composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia serão as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O aluno terá 4h30 para terminar as questões. No segundo dia, as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, matemática e suas tecnologias. Por conta da redação, o candidato terá uma hora a mais para terminar a prova. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até 26 de outubro no site do Inep: www.inep.gov.br.
O Enem 2011 recebeu 6.221.697 inscritos. A quantidade de interessados na prova é o maior desde sua criação, em 1998, quando o Enem teve 157.221 inscritos. No ano passado, houve 4.611.505 inscritos. A região com maior número de candidatos é a Sudeste, seguindo a distribuição populacional, com 2.312.312 inscritos. Na sequência, vem o Nordeste com 1.903.135 participantes. Já a Região Sul apresentou 780.802 inscritos, seguido do Norte do País com 651.995 e o Centro-Oeste com 573.453 registros. No Rio Grande do Norte foram 116.753 inscritos.
Em Mossoró, a Ufersa utiliza a nota do Enem para seleção dos novos estudantes, substituindo o tradicional vestibular. Já a Uern utiliza o exame para contar pontos para os candidatos durante o Processo Seletivo Vocacionado (PVS).
Ontem estudantes de diversas escolas participaram de aulões preparatórios para o exame. No Senac pessoas participaram de aulão que começou às 8h e seguiu até às 17h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário