RadioMix


sábado, 17 de setembro de 2011

Equipamentos Cirúrgicos Do Passado.

Amputações Knife (século 18) Faca de Amputação – A foice mostrada acima servia para cortar a pele e o músculo do membro, para o serviço ser finalizado com o corte do osso com uma serra.

Serras de amputações (século 17)Serra de amputação – A serra para cortar ossos, descrita acima. Os detalhes entalhados na peça eram um terreno fértil para o acúmulo de sujeira e a proliferação de germes.

Ferramenta para extração de flechas (16 século)Removedor de flechas – Não se sabe muito sobre essa ferramenta, mas a hipótese mais aceita é a de que ela era inserida na ferida numa posição contraída, com o eixo central utilizado para pegar a flecha. As lâminas, que parecem ter suas arestas viradas para fora, eram então abertas utilizando os pegadores em forma de tesoura como alça, expandindo assim a carne em volta da flecha para impedi-la de sair rasgando tudo, uma vez que era puxada para fora.

Sanguessuga artificial (século 19)Sanguessuga artificial – Sangria utilizando sanguessugas era um tratamento popular para uma variedade de condições médicas. Para substituir os animais, a sanguessuga artificial foi inventada em 1840 e era usada freqüentemente em cirurgias nos olhos e nos ouvidos. As lâminas rotativas furavam a pele do paciente, enquanto que o cilindro produzia o vácuo que sugava o sangue.

Ferramenta para extrair balas (16 século)Extrator de balas – Extratores de bala eram alongados, pois assim poderiam chegar a balas que se alojavam profundamente no corpo do paciente. Extratores como este tinham uma ponta de rosca que poderia ser inserida na ferida e alongada para perfurar a bala para que esta pudesse ser puxada para fora.

Dilatador do colo do útero – Este instrumento era utilizado para dilatar colo do útero da mulher durante o trabalho de parto, com a quantidade de dilatação medida pela escala na alça. (século 19).

Faca de circuncisão – O ritual da circuncisão é realizado no mundo todo, de diferentes maneiras e por motivos diversos, mas poucos instrumentos utilizados no processo são tão intimidadores como esta faca européia do século 18.

Ecraseur (século 19) – Este ecraseur era usado para cortar hemorróidas e tumores de útero ou ovário. A corrente era furada sobre a massa e apertada com a catraca, impedindo a circulação do sangue na área.

Fórceps para hemorróidas(século 19) – Estas pinças eram usadas para apertar uma hemorróida entre as lâminas, aplicando uma pressão que interrompia o fornecimento de sangue, provocando a queda da hemorróida.
Cicatrizador de hérnia (Século 19)– Este instrumento era utilizado após o paciente se recuperar de uma hérnia. Era inserido no corpo perto da área afetada e deixado lá por mais ou menos uma semana para produzir tecido cicatricial que ajudaria a selar a hérnia.
Bússola Hirtz (1915)– Utilizada para determinar com precisão onde balas poderiam estar localizadas no corpo de modo que pudessem então ser removidas de forma precisa.
Histerótromo ou metrótomo (Século 19)– Este instrumento era usado para amputar o colo do útero durante uma histerectomia.
Mouth Gag (Século 19,20)– Este estranho instrumento de madeira em forma de parafuso era colocado na boca do paciente anestesiado para manter as vias aéreas abertas.
Escarificador (Século 20) – Usado em sangria. As lâminas deste dispositivo, acionadas por molas, cortavam a pele, e um copo de vidro arredondado poderia ser aplicado sobre a ferida. Quando aquecido, ajudava a tirar o sangue num ritmo mais rápido.

Enema de Fumaça de Tabaco (Século 18,19)– O enema do tabaco foi utilizado para infundir o fumo do tabaco no reto de um paciente para diversos fins médicos, principalmente na reanimação de vítimas de afogamento. Um tubo retal inserido no ânus era conectado a um fumigador-fole, forçandoa fumaça em direção ao reto. O calor da fumaça foi pensado para promover a respiração(?).

Removedor de amígdalas (Século 19) – O trabalho de remoção das amígdalas utilizou por muito tempo a guilhotina tradicional, cortando fora as amígdalas infectadas. Este projeto de “dupla guilhotina” mostrava as amígdalas poderiam ser removidas ao mesmo tempo. Essas guilhotinas foram substituídas por pinças e bisturis no início do século 20, devido à alta taxa de hemorragia e da imprecisão do dispositivo, que muitas vezes deixaram vestígios da amígdala na boca.

Trefina (Século 19)– Era uma espécie de furadeira manual com uma lâmina cilíndrica usada para perfurar o crânio. A ponta no centro servia para iniciar o processo e manter a lâmina no lugar durante o corte.

Separador Vaginal (Século 17) – Separadores deste tipo têm sido usado durante milhares de anos para permitir aos médicos uma melhor visão e acesso à área vaginal (ou outras cavidades do corpo), através da expansão após a inserção. Este exemplar europeu do século 17, que parece usar uma manivela para expandir o movimento, é ornamentado e mais intimidante que a maioria.

Serra de crânio(século 19) – Esta serra, movida a manivela, era usada para cortar partes do crânio, permitindo o acesso de outros instrumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Recado Aqui

Obrigado Pela Participação No Blog